segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Baião, o ritmo que retrada o nordeste


Por: William Santana

Reprodução: Catraca Livre
O Baião é um gênero de música e, também, um gênero de dança popular, que originou-se na região Nordeste do Brasil e faz parte da cadeia rítmica nordestina ao lado do xote, xaxado e forró. Os instrumentos que caracterizam este estilo são: o triângulo, a chamada viola caipira e, obviamente, a sanfona. Estes instrumentos dão um som peculiar ao ritmo do Baião.

O grande difundor deste ritmo foi o músico e radialista Luiz Gonzaga, que é considerado, por muitos, o “rei do Baião”, a partir da segunda metade da década de 1940. Humberto Teixeira também é considerado um nome de grande importância para este estilo musical. Estes músicos conseguiram fazer o Baião ser conhecido nacionalmente e até mesmo internacionalmente.


A grande importância deste estilo musical deve-se a consonância entre as letras da música com a realidade vivida e enfrentada pela população do sertão nordestino. As canções descreviam o cotidiano de um povo que, apesar de todas dificuldades, especialmente financeira e climática, nunca perdeu a esperança de dias melhores. Assim, além da grande qualidade sonora, o estilo continha letras inteiramente associadas com o que se passava na vida de um sertanejo, a melhor exemplificação é a letra da música Asa Branca.

Ouça, através do link, uma canção de Luiz Gonzaga: https://www.youtube.com/watch?v=mwFGvGMxotc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O sertanejo raiz e os seus grandes nomes

Por: Ighor Gonçalves Gostaria de falar um pouco sobre sertanejo raiz. Esse estilo teve grandes difusores como: Almir Sater, Sérgio Reis, ...